Nódulos de Tireoide

tireoide

A tireoide é uma glândula encontrada no pescoço, aderida a traqueia, que tem como principal função a produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina ou tetraiodotironina), que agem estimulando o metabolismo das células do nosso organismo.

Os nódulos tireoideanos são massas sólidas ou sólido-císticas (parcialmente líquida) de células tireoideanas. Causam grande preocupação após sua detecção em exames de rotina diante da possibilidade de câncer de tireoide. No entanto, apesar de nódulos serem identificados em cerca de 30-60% dos indivíduos, apenas 5% estão associados a processo maligno.

Os nódulos podem ser assintomáticos, podem ser notados pelo próprio paciente ou por seus familiares quando grandes e também podem provocar sintomas como dificuldade para respirar ou comer. A presença de rouquidão, crescimento rápido ou aumento de linfonodos do pescoço aumentam a suspeita de câncer. O nódulo pode causar alterações hormonais se produzir grande quantidade de hormônio, porém isso só ocorre em casos benignos.

Atualmente, a grande maioria nos nódulos é detectada incidentalmente em exames de imagem como ultrassonografia e tomografia computadorizada. Quando detectados, o paciente pode ser encaminhado para um Cirurgião de Cabeça e Pescoço ou para um Endocrinologista para avaliação especializada. A ultrassonografia com Doppler é o melhor exame. Dados clínicos importantes incluem história de câncer de tireoide na família e exposição a radiação (como trabalhadores de setores de radiologia).

O conjunto de informações clínicas e ultrassonográficas será utilizado pelo especialista para decidir ou não prosseguir a investigação com uma punção aspirativa por agulha fina guiada por ultrassonografia. Neste exame, células são removidas do nódulo com uma agulha de pequeno calibre e então estudadas por médico patologista, que poderá concluir se tratar de um processo benigno, maligno ou suspeito. Outro exame comumente recomendado é a cintilografia tireoideana, preferida para pacientes com hipertireodismo (alta produção de hormônios tireoideanos).

A cirurgia para remoção da tireoide, conhecida como tireoidectomia, tem sua indicação nos casos de nódulos suspeitos ou malignos e nos casos de nódulos benignos que estejam causando dificuldade para comer ou respirar, alta produção hormonal de difícil controle e perturbação estética referida pelo paciente.

Bibliografia

1.         Site: https://www.thyroid.org/thyroid-nodules/

2.         Ross DS. Diagnostic approach to and treatment of thyroid nodules. Uptodate, 2017.

3.         Site: https://www.endocrino.org.br/entendendo-tireoide-nodulos/

4.         Rosario PW. Nódulo tireoidiano e câncer diferenciado de tireoide: atualização do consenso brasileiro. Arq Bras Endocrinol Metab. 2013;57/4.

Dr. Gilberto Mendes Menderico Jr. é médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, com residência de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Anatomia Patológica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente, é doutorando da Clínica Cirúrgica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, professor de Cirurgia e Patologia da Faculdade de Ciências Médicas de Santos e professor colaborador de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina do ABC. Atende no consultório no endereço que consta no rodapé desta página.

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Outros Posts:

Disruptores Endócrinos

Os disruptores endócrinos (DEs) são definidos pela Endocrine Society como: “substância química exógena [não-natural], ou mistura de substâncias químicas, que interferem com qualquer aspecto da

Continue Lendo »

Endereço de Atendimento:
Praça Oswaldo Cruz, 124 – Cj 61 e 62
Paraíso – São Paulo/SP
Cep 04004-903

Horário de Atendimento:
Segunda a Sexta das 9:30 as 20:00
Sábado e Domingo: Fechado

© 2019 – Todos os direitos reservados