A ESPECIALIDADE

GERIATRIA

Idosos possuem necessidades especiais relacionadas aos cuidados com a saúde. Em mais da metade deles coexistem três ou mais doenças. A prescrição de medicamentos nessa faixa etária é mais complexa, uma vez que um tratamento benéfico para uma doença pode ter efeito deletério em outra. Além disso, o uso de múltiplos medicamentos pode aumentar o potencial de interações e efeitos colaterais.

Geriatria é a especialidade médica focada na saúde de pessoas idosas, ou seja, aquelas com idade superior ou igual a 60 anos. Tem como missão melhorar a saúde, a funcionalidade (capacidade de executar atividades de vida diária) e o bem estar, assim como, em situações especiais, proporcionar cuidados paliativos, que são direcionados para o alívio do sofrimento, conforme valores e preferências do idoso e de sua família. Reconhece a interdependência dos aspectos médicos, sociais e mentais da saúde, com atenção ao paciente e não apenas à sua doença. Tem como pilares a promoção do envelhecimento saudável, também conhecida como senecultura, e o manejo de doenças crônicas, que muitas vezes são múltiplas e incuráveis. Atua em diferentes ambientes, como a residência, o consultório, as instituições de longa permanência e o hospital.

Geriatras são médicos especialmente treinados para avaliar e atender as demandas únicas e as preferências de tratamento das pessoas idosas, como, por exemplo determinar benefícios e riscos de tratamentos e prover cuidados a indivíduos frágeis e no fim da vida. Dominam o tratamento de síndromes como a imobilidade, a incontinência, as quedas e os problemas de memória, assim como de outras doenças comuns em idades avançadas, como artrose, osteoporose, hipertensão, insuficiência cardíaca, diabetes, hipotireoidismo, doença de Parkinson, depressão e enfisema pulmonar. Além disso, coordenam o cuidado com outros profissionais para garantir que as necessidades dos pacientes sejam atendidas.

Um médico geriatra se torna especialista após ter cursado residência médica credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica e/ou ter sido aprovado no concurso para obtenção do Título de Especialista em Geriatria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia/ Associação Médica Brasileira. É possível consultar o site do Conselho Regional de Medicina de cada estado para conferir a titulação de um determinado médico.

1. Besdine, R., et al., Caring for older Americans: the future of geriatric medicine. Journal of the American Geriatrics Society, 2005. 53(6 Suppl): p. S245-56.
 
2. Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. O que é Geriatria e Gerontologia? Available from: http://sbgg.org.br/espaco-cuidador/o-que-e-geriatria-e-gerontologia/.
 
3. American Geriatric´s Society´s Health in Aging Foundation. Geriatrics: Basic Facts & Information. Available from: HealthinAging.org.

GOSTARIA DE AGENDAR UMA CONSULTA?

CONHEÇA OS NOSSOS ESPECIALISTAS EM GERIATRIA

DR. JOSÉ ANTONIO ESPER CURIATI

CRM 36355

  • Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP de 1974 e 1979;
  • Residência Médica em Clínica Geral e Propedêutica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de 1980 a 1982;
  • Especialização em Cardiologia e Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de 1980 a 1981 e 1981 e 1982, respectivamente;
  • Título de Especialista em Geriatria pela Associação Médica Brasileira em 1982;
  • Doutorado na Faculdade de Medicina da USP de 1999 a 2003;
  • Membro do Corpo Clínico e Coordenador do Núcleo Avançado de Geriatria do Hospital Sírio Libanês;
  • Supervisor do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP;
  • Coordenador da Enfermaria do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

DR. PEDRO KALLAS CURIATI

CRM 144274

  • Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP de 2005 a 2010;
  • Residência Médica em Clínica Médica e Geriatria no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de 2011 a 2015;
  • Títulos de Especialista em Clínica Médica e Geriatria pela Faculdade de Medicina da USP em 2013 e 2015, respectivamente;
  • Doutorado na Faculdade de Medicina da USP, em andamento;
  • Membro do Corpo Clínico e do Núcleo Avançado de Geriatria do Hospital Sírio Libanês;
  • Plantonista do Serviço de Pronto Atendimento Geriátrico Especializado (ProAGE) do Hospital Sírio Libanês.

Endereço de Atendimento:
Praça Oswaldo Cruz, 124 – Cj 61 e 62
Paraíso – São Paulo/SP
Cep 04004-903

Horário de Atendimento:
Segunda a Sexta das 9:30 as 20:00
Sábado e Domingo: Fechado

© 2019 – Todos os direitos reservados