Idosos possuem necessidades especiais relacionadas aos cuidados com a saúde. Em mais da metade deles coexistem três ou mais doenças. A prescrição de medicamentos nessa faixa etária é mais complexa, uma vez que um tratamento benéfico para uma doença pode ter efeito deletério em outra. Além disso, o uso de múltiplos medicamentos pode aumentar o potencial de interações e efeitos colaterais.
Geriatria é a especialidade médica focada na saúde de pessoas idosas, ou seja, aquelas com idade superior ou igual a 60 anos. Tem como missão melhorar a saúde, a funcionalidade (capacidade de executar atividades de vida diária) e o bem estar, assim como, em situações especiais, proporcionar cuidados paliativos, que são direcionados para o alívio do sofrimento, conforme valores e preferências do idoso e de sua família. Reconhece a interdependência dos aspectos médicos, sociais e mentais da saúde, com atenção ao paciente e não apenas à sua doença. Tem como pilares a promoção do envelhecimento saudável, também conhecida como senecultura, e o manejo de doenças crônicas, que muitas vezes são múltiplas e incuráveis. Atua em diferentes ambientes, como a residência, o consultório, as instituições de longa permanência e o hospital.
Geriatras são médicos especialmente treinados para avaliar e atender as demandas únicas e as preferências de tratamento das pessoas idosas, como, por exemplo determinar benefícios e riscos de tratamentos e prover cuidados a indivíduos frágeis e no fim da vida. Dominam o tratamento de síndromes como a imobilidade, a incontinência, as quedas e os problemas de memória, assim como de outras doenças comuns em idades avançadas, como artrose, osteoporose, hipertensão, insuficiência cardíaca, diabetes, hipotireoidismo, doença de Parkinson, depressão e enfisema pulmonar. Além disso, coordenam o cuidado com outros profissionais para garantir que as necessidades dos pacientes sejam atendidas.
Um médico geriatra se torna especialista após ter cursado residência médica credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica e/ou ter sido aprovado no concurso para obtenção do Título de Especialista em Geriatria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia/ Associação Médica Brasileira. É possível consultar o site do Conselho Regional de Medicina de cada estado para conferir a titulação de um determinado médico.
Endereço de Atendimento:
Praça Oswaldo Cruz, 124 – Cj 61 e 62
Paraíso – São Paulo/SP
Cep 04004-903
Horário de Atendimento:
Segunda a Sexta das 9:30 as 20:00
Sábado e Domingo: Fechado