Novembro Azul e o Câncer de Próstata

saude_post_portal

No mês novembro existe um movimento mundial conhecido como Novembro Azul que tem como objetivo reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Esta neoplasia é o segundo tipo de câncer mais frequente na população masculina, atrás apenas do câncer de pele. Dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) mostram que 70000 novos casos são diagnosticados de forma silenciosa no Brasil a cada ano.

A partir dos 50 anos de idade, existe um aumento no número de cânceres diagnosticados na próstata e estima-se que, ao longo da vida, 1 em cada 9 homens receberão este diagnóstico. Os principais fatores de risco para desenvolvimento desta doença são: idade, sobrepeso/obesidade, histórico familiar e raça (mais comum nos afro-descendentes).

O câncer de próstata é uma doença assintomática quando localizada exclusivamente na glândula. Sintomas como dificuldade de esvaziamento da bexiga, jato fraco e aumento da frequência miccional no período noturno estão relacionados com outra patologia que atinge a mesma glândula, que é hiperplasia benigna de próstata e que também deve ser avaliada pelo urologista.

Por ser uma doença frequentemente assintomática, é recomendável que a partir dos 45 anos os homens façam uma avaliação com PSA e exame de toque. O objetivo é tentar fazer o diagnóstico da doença de forma precoce, uma vez que nesta fase 90% dos indivíduos podem ser curados quando o tratamento adequado é instituído.

A prostatectomia radical, remoção integral da próstata, é a forma mais realizada de tratamento do câncer de próstata ao redor do mundo, apresentando resultados consistentes e adequados no controle da doença. Mais recentemente, esta cirurgia vem incorporando tecnologia na tentativa de otimizar os resultados funcionais deste procedimento, através da cirurgia robótica ou robô assistida.

Para maiores informações procure seu urologista.

 

Dr. Paulo Afonso de Carvalho

Médico formado pela Faculdade de Medicina da USP

Uro-Oncologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo

Membro das Sociedades Brasileira e Americana de Urologia

Doutorando do Departamento de Urologia do Hospital da Clínicas da USP.

Atende em consultório no endereço que consta no rodapé deste site.

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outros Posts:

Endereço de Atendimento:
Praça Oswaldo Cruz, 124 – Cj 61 e 62
Paraíso – São Paulo/SP
Cep 04004-903

Horário de Atendimento:
Segunda a Sexta das 9:30 as 20:00
Sábado e Domingo: Fechado

© 2019 – Todos os direitos reservados